Como se preparar para a terapia online
- Luiz Gonzaga Martins Sampaio
- 7 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.

Muitos se perguntam como é a psicoterapia e dentre muitas pessoas também há algumas dúvidas sobre como é esse processo de forma online. Vamos entender um pouco?
A princípio temos que entender como é a psicoterapia
Não temos como definir exatamente como todas serão, pois uma das principais característica da psicoterapia individual é que ela é adaptada e única para cada um, embora podemos fazer alguns apontamentos.
A psicoterapia consiste em o paciente trazer para a sessão o que deseja trabalhar. O conteúdo de cada sessão é baseado no tema ou dificuldade que o paciente desejar e esse tema chamamos de demanda. Nessa perspectiva o terapeuta irá conduzir a conversa orientando o paciente de acordo com as técnicas que ele (terapeuta) utiliza.
Sim, a psicoterapia é feita através do diálogo por meio de técnicas psicológicas. E um ponto importante de se destacar, é que as respostas sempre partirão do paciente, conduzido e orientado pelo terapeuta.
O espaço/local da psicoterapia

Note que dentro das aspectos que te apresentei, o espaço da psicoterapia deve ser um espaço livre, para que o paciente possa trazer com segurança qualquer tema, sem medo ou outro impedimento.
Aqui já se destaca a importância do lugar que irá acontecer a sessão. Precisa ser um espaço que você se sinta confortável, seguro e que possa falar sobre o que quiser sem que ninguém te atrapalhe ou te ouça.
Vamos aos exemplos:
Você considera seu quarto um lugar seguro e tranquilo? Pode ser nele!
Você estará sozinho na sua casa e a sala é mais confortável que o quarto? Pode ser nela!
Há, mas eu gosto do meu quintal ou até mesmo de áreas abertas como um sítio ou parque! Se for um lugar que ninguém vai te ouvir ou te interromper, pode ser nele!
Poxa, o único horário que tenho é no intervalo do trabalho, posso fazer do meu trabalho? Pode! Desde que se tome os mesmos cuidados, seja um local seguro, sozinho e sem interrupções.
Não tenho um local seguro onde trabalho, posso fazer dentro do carro? Pode!
Saí de férias e quero fazer no local que estou hospedado. Pode ser também!

Observe que dos exemplos que dei, o que é obrigatório e necessário, é ser um local seguro para você se sentir confortável e livre de interrupções externas. Se há a segurança do espaço, você se sentirá livre para tratar sobre qualquer assunto sem receios.
É o seu tempo!
Outra coisa importante! O seu horário de sessão terá em torno de 50 minutos. Então reserve esse tempo para você! Procure eliminar quaisquer impeditivos que possam atrapalhar o seu horário. Sabemos que estando em casa pode surgir algo para resolver de última hora, ou até mesmo um telefonema inesperado. Mas evite todos eles, pois a sessão da sua psicoterapia é um espaço e um momento para cuidar exclusivamente de você!
Qual aparelho/dispositivo usar?

Já tendo um local tranquilo e seguro, agora temos que pensar nos meios que usaremos para se comunicar. Pode ser o celular ou um computador, desde que tenham acesso à internet, tenham uma câmera e um microfone interno ou externo. Lembra que eu te falei que é importante que ninguém escute a sua sessão? Você pode usar um fone de ouvido caso se sinta mais seguro com isso.
Agora que já está em um local tranquilo e seguro, com um equipamento para a comunicação, basta iniciar o tratamento e se permitir passar por ele!
Mas Luiz, não tem nenhuma dica de como e o que eu devo falar na sessão?
Não! Como eu já disse no início, a sessão é “sua” e é livre para “você” tratar o que desejar. Não tem certo ou errado na sessão, basta se permitir e se sentir seguro para falar, pois será através do diálogo que o terapeuta irá te auxiliar a entender a sua demanda.